MENU_FLASH

MENU










BATE PAPO - ON LINE

Create a Meebo Chat Room

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Conhecendo as Linguagens de Programação 2ª Edição


  • 2ª Edição

    (Python)




  • Olá Nesta segunda edição de Conhecendo as Linguagens de Programação iremos falar do Python.
    O Python é uma linguagem de alto nivel, interpretada e com orientação a Objetos (Na programação orientada a objetos, implementa-se um conjunto de classes que definem os objetos presentes no sistema de software. Cada classe determina o comportamento (definido nos métodos) e estados possíveis (atributos) de seus objetos, assim como o relacionamento com outros objetos).
    Ela foi desenvolvida por Guido Van Rossum (Programador Holandês) em 1991,Atualmente possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos (Python Software Foundation). Apesar de várias partes da linguagem possuírem padrões e especificações formais, a linguagem como um todo não é formalmente especificada. O padrão de facto é a implementação CPython.
    A linguagem foi projetada com a filosofia de enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional. Prioriza a legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade. Combina uma sintaxe concisa e clara com os recursos poderosos de sua biblioteca padrão e por módulos e frameworks desenvolvidos por terceiros.
    O nome Python teve a sua origem no grupo humorístico britânico Monty Python, criador do programa Monty Python's Flying Circus, embora muitas pessoas façam associação com o réptil do mesmo nome (em português, píton ou pitão).
    A linguagem e seu interpretador estão disponíveis para as mais diversas plataformas, desde Unix (Linux, FreeBSD, Solaris, MacOS X, etc.), Windows, .NET, versões antigas de MacOS até consoles de jogos eletrônicos ou mesmo alguns celulares, como a série 60 , N8xx(PyMaemo) da Nokia e palmtops.

    Para algum sistema operacional não suportado, basta que exista um compilador C disponível e gerar o Python a partir do fonte. O código fonte é traduzido pelo interpretador para o formato bytecode, que é multiplataforma e pode ser executado e distribuído sem fonte original.

    Alguns dos maiores projetos que utilizam Python são o servidor de aplicação Zope, o compartilhador de arquivos Mnet, o sítio YouTube e o cliente original do BitTorrent. Grandes organizações que usam a linguagem incluem Google[30] (parte dos crawlers), Yahoo! (para o sítio de grupos de usuários) e NASA.[31] O sistema de gerenciamento de reservas da Air Canada também usa Python em alguns de seus componentes.[32] A linguagem também tem bastante uso na indústria da segurança da informação.

    A linguagem tem sido embarcada como linguagem de script em diversos softwares, como em programas de edição tridimensional como Maya[33], Autodesk Softimage, TrueSpace e Blender[34]. Programas de edição de imagem também a usam para scripts, como o GIMP[35]. Para diversos sistema operacionais a linguagem já é um componente padrão, estando disponível em diversas distribuições Linux. O Red Hat Linux usa Python para instalação, configuração e gerenciamento de pacotes.
    Outros exemplos incluem o Plone, sistema de gerenciamento de conteúdo desenvolvido em Python e Zope e a Industrial Light & Magic[36], que produz filmes da série Star Wars usando extensivamente Python para a computação gráfica nos processos de produção dos filmes.



    Algumas distribuições Linux já vem com o python instalado, nos demais sistemas operacional no Site oficial do Python está o Download. É uma ótima Linguagem que requer um pouco da atenção dos programadores.  

    Créditos
    EDIÇÃO.: (EL MENSAJERO) 
    FONTES.:  
    (Wikipédia e Site Python Brasil)
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.